Normal view MARC view ISBD view

Samarcanda / Amin Maalouf ; trad. G. Cascais Franco

Main Author Maalouf, Amin, 1949- Secondary Author Franco, G. Cascais Language Português. Country Portugal. Edition 7.ª ed. Publication Algés : Difel, 2001 Description 355 p. ISBN 972-29-0008-0 Abstract Samarcanda, cidade hoje situada no Uzbequistão, quer dizer “Forte de Pedra” ou “Cidade de Pedra”. Com uma localização estratégica no centro da “Rota da Seda” entre a Ásia e a Europa, centro de estudos islâmicos de grande importância, foi fundada no primeiro milénio antes da era cristã. Samarcanda serve de título à obra de Amin Maalouf, emocionante romance histórico ambientado da Pérsia do século XI, que imagina a vida do poeta e filósofo Omar Khayyam. Trata-se de uma mescla de facto e ficção, recriando vividamente a história do manuscrito do Rubaiyaat de Omar Khayyam, em que Amin Maalouf abrange continentes e séculos com uma visão deslumbrante: o exotismo sombrio da Pérsia do século XI, com as suas poetisas e assassinos; as lutas do mesmo país de novecentos anos depois, vistas aos olhos de um académico americano obcecado em encontrar um manuscrito original; e a viagem inaugural do Titanic, cuja tragédia levou ao local de descanso final do Rubaiyaat, todos são trazidos por esse escritor talentoso e premiado. Amin Maalouf, escritor franco-libanês nasceu em Beirute, Líbano, em 1949, tendo já recebido vários prémios, entre os quais, o Prémio Princesa das Astúrias e o Prémio Goncourt. É membro da Academia Francesa desde 2011. Da sua vasta obra, destacam-se: Leão, o Africano; Os Jardins da Luz; Escalas do Levante; As Cruzadas Vistas pelos Árabes, entre outros. Luís Nunes (Arquiteto, Professor do Grupo Disciplinar de Arte Visuais) Topical name Literatura estrangeira
Romance
CDU 85
821.133.1(569.3)-31"19"
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode
Monografias Biblioteca da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia
85 MAA Available BESJAC3759

Tít. orig.: Sarmarcande

Samarcanda, cidade hoje situada no Uzbequistão, quer dizer “Forte de Pedra” ou “Cidade de Pedra”. Com uma localização estratégica no centro da “Rota da Seda” entre a Ásia e a Europa, centro de estudos islâmicos de grande importância, foi fundada no primeiro milénio antes da era cristã. Samarcanda serve de título à obra de Amin Maalouf, emocionante romance histórico ambientado da Pérsia do século XI, que imagina a vida do poeta e filósofo Omar Khayyam.
Trata-se de uma mescla de facto e ficção, recriando vividamente a história do manuscrito do Rubaiyaat de Omar Khayyam, em que Amin Maalouf abrange continentes e séculos com uma visão deslumbrante: o exotismo sombrio da Pérsia do século XI, com as suas poetisas e assassinos; as lutas do mesmo país de novecentos anos depois, vistas aos olhos de um académico americano obcecado em encontrar um manuscrito original; e a viagem inaugural do Titanic, cuja tragédia levou ao local de descanso final do Rubaiyaat, todos são trazidos por esse escritor talentoso e premiado.
Amin Maalouf, escritor franco-libanês nasceu em Beirute, Líbano, em 1949, tendo já recebido vários prémios, entre os quais, o Prémio Princesa das Astúrias e o Prémio Goncourt. É membro da Academia Francesa desde 2011. Da sua vasta obra, destacam-se: Leão, o Africano; Os Jardins da Luz; Escalas do Levante; As Cruzadas Vistas pelos Árabes, entre outros.
Luís Nunes (Arquiteto, Professor do Grupo Disciplinar de Arte Visuais)

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer